Webinares

    • 07 de abril de 2021
      • 16:00 – 18:00SciELO Preprints: estado atual, desafios e perspectivasPreprints são artigos científicos disponibilizados publicamente na internet antes de passarem por avaliação por pares e que vêm se consolidando como parte integral do fluxo da comunicação científica no contexto da Ciência Aberta. A pandemia da COVID-19 revelou um papel importante dos preprints na aceleração da divulgação das pesquisas, embora os primeiros preprints tenham surgido nos anos 1960. O servidor SciELO Preprints, mantido e gerido pelo Programa SciELO, completa um ano desde o seu lançamento, em 07 de Abril de 2020, aceitando submissões de manuscritos de todas as áreas do conhecimento. Neste webinário vamos analisar o contexto onde os preprints ganham notoriedade, desafios, perspectivas, esclarecimento de dúvidas frequentes de autores e periódicos relacionadas aos preprints e as lições aprendidas no primeiro ano de operação do servidor SciELO Preprints.
    • 11 de maio de 2021
      • 16:00 – 18:00Como nos tornamos editores científicosABEC Brasil convida para o webinar Como nos tornamos editores científicos, com a anfitriã Luciana Christante de Mello, Editora Sênior de periódicos Springer Nature-São Paulo, e os pesquisadores convidados Sidinei M. Thomaz, Eduardo A. Remor e Marcelo A. Trindade, que compartilharão suas trajetórias como editores e as estratégias que influenciaram o desenvolvimento de suas revistas. Como elaborar números especiais? Como o modelo híbrido influencia no crescimento do periódico? Quais as vantagens do modelo de acesso aberto? E muito mais!
        Aproveite essa ocasião de compartilhamento de experiências valiosas desses editores para um benchmarking e possível aperfeiçoamento do seu periódico!
    • 08 de junho de 2021
      • 10:00 – 11:30Equidade de sexo e gênero na pesquisa e na publicaçãoDefensora de políticas e práticas da DEI, ABEC Brasil convida para o webinar Equidade de sexo e gênero em pesquisa e publicação, com Shirin Heidari, Consultora Técnica Sênior da OMS/Gênero, Equidade e Direitos Humanos, que apresentará as motivações para a consideração de sexo e gênero na pesquisa, fornecerá uma visão geral das diretrizes do SAGER (Equidade de Sexo e Gênero na Pesquisa/EASE)e indicará etapas concretas para apoiar autores, revisores e editores a melhorarem o relato de sexo e gênero na publicação acadêmica.
        Participe desse encontro que trará reflexões e dicas sobre buscas de uma sociedade mais democrática e justa no universo de publicação científica.
    • 06 de julho de 2021
      • 16:00 – 18:00Amplie globalmente seu número de leitores e aumente as citaçõesABEC Brasil convida para o webinar Amplie globalmente seu número de leitores e aumente as citações, com Tash Brown, COO da TrendMD. Discutindo os diversos esforços dos editores para visibilidade do conteúdo editorial, a webinarista questiona: algum método se mostrou eficaz em aumentar o número de citações e o fator de impacto do periódico? E propõe responder essa questão por meio do “padrão ouro” de experimentos científicos, o ensaio clínico randomizado, envolvendo uma pesquisa com 64 periódicos e 3.200 artigos.
        Aproveite essa ocasião e venha refletir sobre formas de potencializar a visibilidade dos artigos de seu periódico!
    • 10 de agosto de 2021
      • 16:00 – 18:00Integridade e ética na pesquisa e publicaçãoABEC Brasil convida para o webinar Integridade e Ética na Pesquisa e Publicação, com Bruno Lancellotti (Turnitin/Serviços Profissionais e Educacionais) e Ilda Fontes (Gestora de Periódicos FGV EAESP). Nesse encontro serão abordadas questões sobre Integridade e Ética na Pesquisa e Publicação, e apresentada uma visão geral dos Fatores de Impacto atuais e a crescente relevância da integridade acadêmica na Pesquisa. A reputação de pesquisadores, publicações acadêmicas e seu acesso a financiamento depende muito do Fator de Impacto, por isso sustentá-lo e elevá-lo é muito importante no meio acadêmico. No webinar será abordada ainda a importância da adoção de ferramentas de detecção de similaridade para garantir a originalidade das publicações e como um planejamento cauteloso e uma estrutura cuidadosa são essenciais contribuem para a integridade dos processos editoriais.
        Aproveite essa ocasião para troca de conhecimento sobre o tema e como utilizar essas ferramentas para aperfeiçoar seu periódico!
    • 22 de setembro de 2021
      • 13:00 – 13:55Atualização dos critérios para indexação de periódicos na base ScopusABEC Brasil convida para o webinar Atualização dos critérios para indexação de periódicos na Scopus, com Thais Vick, Consultora de Research Intelligence da Elsevier.
        Nesse encontro, serão abordados os principais critérios de seleção de periódicos para indexação em Scopus. Qual é a orientação para a política de conteúdo editorial? E sobre regularidade de publicação e disponibilidade on-line? Recursos adicionais para editores também serão apresentados.
        Aproveite essa ocasião para refletir sobre como melhor preparar seu periódico para aprovação na Scopus!
    • 23 de setembro de 2021
      • 13:00 – 13:55Digital Commons: funcionalidades e parceria com a ABECABEC Brasil convida para o webinar Digital Commons: funcionalidades e parceria com a ABEC, com Fernanda Gusmão, Gerente de Soluções de Research Intelligence da Elsevier para América Latina Sul.
        Nesse encontro, será apresentada a plataforma Digital Commons de gestão editorial e publicação. Como essa ferramenta contribui para aumentar a visibilidade e impacto do periódico, potencializando as chance de indexação? Quais os parâmetros da parceria entre ABEC & Elsevier para facilitar a aquisição dessa plataforma pelas revistas associadas?
        Aproveite essa ocasião para aperfeiçoar seu conhecimento sobre plataformas de gestão editorial e trocar experiências sobre como explorar seus recursos para o sucesso de seu periódico!
    • 24 de setembro de 2021
      • 13:00 – 13:55Webinar Conheça a regra de ouro e ganhe um roteiro de trabalho para indexar seu periódicoABEC Brasil convida para o webinar Conheça a regra de ouro e ganhe um roteiro de trabalho para indexar seu periódico, com Luciano Panepucci, Diretor de Tecnologia e Consultor para indexação de periódicos da Editora Cubo.
        Nesse encontro, você contará com valiosas dicas sobre os processos de indexação. Quais são os principais motivos de recusas de indexação nos indexadores mais renomados, como DOAJ, SciELO, Scopus e WoS? O webinarista também oferecerá um roteiro de indexação de periódico.
        Aproveite essa ocasião para aperfeiçoar seu conhecimento sobre critérios de indexação de periódicos e adquirir ferramentas para uma submissão bem-sucedida de seu periódico junto aos principais indexadores de periódicos!
    • 05 de outubro de 2021
      • 16:00 – 18:00Webinar Conheça a nova edição do Journal Citation Reports™: nova interface, nova métrica, novos conteúdos.Em breve mais informações.