Palestrantes – ABEC Meeting Live 2021

    • Abel Packer

      Abel Packer 

      Abel L. Packer é Diretor do Programa SciELO / FAPESP, Coordenador de Projetos da Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo, Ex-Diretor da BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) entre 1999 e 2010.

      Veja mais 

    • Andrea Gonçalves

      Andrea Gonçalves 

      Doutoranda em Ciência da Informação pelo convênio IBICT-UFRJ. Doutoranda em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/FGV. Possui extensa experiência na área de comunicação científica e publicação eletrônica, tendo atuado na SciELO, Redalyc e UN Publications. É autora do livro “Altmetria para bibliotecários: guia…

      Veja mais 

    • Annette Flanagin

      Annette Flanagin 

      Annette Flanagin, é editora executiva e vice-presidente de operações editoriais do JAMA (Journal of the American Medical Association). Ela é graduada pela Georgetown University, com bacharelado em enfermagem e mestrado em literatura inglesa. É ex-presidente do Council of Science Editors (CSE). Atualmente é Diretora Executiva…

      Veja mais 

    • Atilio Bustos-González

      Atilio Bustos-González 

      Doutor em Ciências da Informação com especialização em Cientometria e Política Científica. É Diretor Associado do Grupo de Pesquisa SCImago desde 2016 e pesquisador do mesmo Grupo desde 2008. Foi membro do Comitê de Seleção de Conteúdo Scopus desde sua criação em 2005 até 2012. Foi o criador do Conselho Nacional de Acesso a Informações Científicas do Chile (CINCEL). É membro da equipe de editores de vários periódicos indexados no Scopus e WoS, incluindo Profesional de la…

      Veja mais 

    • Carla Pavanelli

      Carla Pavanelli 

      É bióloga e especialista pela UEM, mestre pela UFRJ, doutora pela UFSCar e fez pós-doutorado no Smithsonian. Atualmente é bióloga da UEM, Curadora da Coleção Ictiológica do Nupélia, tesoureira da Sociedade Brasileira de Zoologia e Coordenadora de Taxon da avaliação de espécies de peixes ameaçadas no Brasil, do ICMBio. É credenciada em três programas de pós-graduação e tem orientado estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado desde 2000. Publicou 80 artigos científicos, três livros e…

      Veja mais 

    • Carlos Lopes

      Carlos Lopes 

      É doutorado (Ph.D.) em Documentação pela Universidade de Salamanca, licenciado e mestre em Psicologia Educacional pelo ISPA – Instituto Universitário, pós-graduação em Ciências Documentais e Treino de Competências em Liderança de Equipas.
      Diretor do Centro de Documentação, Professor Auxiliar no ISPA e Professor convidado da…

      Veja mais 

    • Christina Bennett

      Christina Bennett 

      Christina Bennett é Diretora Assistente e Editora de Desenvolvimento da American Chemical Society. Antes de ingressar na ACS, ela atuou como Diretora de Políticas de Publicações para a American Physiological Society. Nessa função, ela foi responsável por analisar e abordar as preocupações éticas que surgiram nos 16 periódicos e…

      Veja mais 

    • Claudia Medeiros

      Claudia Medeiros 

      Claudia Bauzer Medeiros, professora titular do Instituto de Computacao da Unicamp, membro da Coordenação do programa FAPESP em eScience e Data Science. Membro da Academia Brasileira de Ciencias, do World Academy of Sciences, e do conselho da Research Data Alliance. Coordenadora da Comissão de Gestão de Dados de Pesquisa da Unicamp, e do grupo que criou a Rede FAPESP de Repositórios de Dados de Pesquisa do estado de São Paulo.

      Veja mais 

    • Edna Frasson de Souza Montero

      Edna Frasson de Souza Montero 

      Profa. Livre docente pela UNIFESP doutorado em Técnica Operatória e Cirurgia Experimental – UNIFESP/EPM. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital das Clínicas desde 2012, representando a pós-graduação. Editora Associada – Área de Cirurgia da representando a pós-graduação. Editora Associada – Área de Cirurgia da Revista…

      Veja mais 

    • Eli Lopes Silva

      Eli Lopes Silva 

      Doutor em Educação (UFSC). Mestre em Educação (PUC Minas). Bacharel em Ciências da Computação (PUC Minas). Membro do Conselho Deliberativo (2020-2024) da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil). Editor da Navus – revista de gestão e tecnologia. Editor de seção da Caminho Aberto – revista de extensão do IFSC. Avaliador ad hoc de…

      Veja mais 

    • Elizabeth Blalock

      Elizabeth Blalock 

      Elizabeth Blalock é editora-chefe da JID Journals, da Society for Investigative Dermatology. Antes disso, ela foi editora-chefe da Endocrinology, publicada pela The Endocrine Society. Elizabeth é diretora fundadora da International Society of Managing & Technical Editors e membro de longa data do…

      Veja mais 

    • Eloísa Príncipe

      Eloísa Príncipe 

      Doutora (2005) e Mestre em Ciência da Informação (1989) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, especialista em Documentação Científica (1979) e bacharel (1978) em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (convênio UFRJ-IBICT). Tecnologista Sênior do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e…

      Veja mais 

    • Emanuelle Torino

      Emanuelle Torino 

      Doutoranda em Ciência da Informação, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), Mestre em Gestão da Informação e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua principalmente nos seguintes temas: repositórios…

      Veja mais 

    • Emilio Bruna

      Emilio Bruna 

      RESEARCH & TEACHING INTERESTS: Tropical ecology and conservation, plant population ecology, plant-animal
      interactions, scientometrics and bibliometrics, science & science policy in Latin America…

      Veja mais 

    • Eric Pesanelli

      Eric Pesanelli 

      Eric Pesanelli é editor associado de artes da The American Physiological Society sendo responsável pela produção e controle de qualidade de todas as artes publicadas, bem como pelo layout e design das quatorze publicações da APS. Eric está diretamente envolvido na elaboração de procedimentos internos e fluxos de trabalho para lidar…

      Veja mais 

    • Fabrício Marques

      Fabrício Marques 

      Fabrício Marques, 56 anos, é editor da revista Pesquisa FAPESP e apresentador do programa de rádio e podcast Pesquisa Brasil, parceria com a rádio USP FM. Jornalista graduado pela Universidade de Brasília, é mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de…

      Veja mais 

    • Fernanda Gusmão

      Fernanda Gusmão 

      Fernanda Gusmão é Gerente de Soluções de Research Intelligence para América Latina Sul.
      Fernanda é formada em Relações Internacionais com mestrado em Desenvolvimento Econômico pela…

      Veja mais 

    • Germana Barata

      Germana Barata 

      Germana Barata é pesquisadora e jornalista científica do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), coordena a especialização em jornalismo científico da Unicamp. É bolsista produtividade CNPq, faz parte da atual diretoria da Associação…

      Veja mais 

    • Ilda Fontes

      Ilda Fontes 

      Mestra em Gestão para Competitividade/Gestão de Pessoas na Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP; 2021), Certificada pela Council of Science Editors & ABEC-Associação Brasileira de Editores Científicas no ProCPC (2018), Especialista em Liderança em Gestão de Pessoas pela FGV EAESP (2016), bacharel/licenciada em Letras (1998, USP); tem mais de 20 anos de experiência em gestão de publicações acadêmicas e…

      Veja mais 

    • Ivan Oransky

      Ivan Oransky 

      Ivan Oransky, MD, is co-founder of Retraction Watch, editor in chief of Spectrum, and distinguished writer in residence at New York University’s Arthur Carter Journalism Institute. He also serves as president of the Association of Health Care Journalists. Ivan previously was vice president of editorial at Medscape, global editorial director of MedPage Today, executive editor of Reuters Health, and held editorial positions at Scientific American and The Scientist. A 2012 TEDMED speaker, he is…

      Veja mais 

    • Joana Coeli Ribeiro Garcia

      Joana Coeli Ribeiro Garcia 

      Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro / Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – orientanda do Prof. Dr. Aldo de Albuquerque Barreto.
      Professora Titular do Departamento de Ciência da Informação atuante no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, da Universidade Federal da Paraíba nos seguintes eixos temáticos: Comunicação cientifica; Ciência aberta – no pilar: open peer review; Criação de Conhecimento; Gestão da…

      Veja mais 

    • Joan Marsh

      Joan Marsh 

      Dr Joan Marsh is the Deputy Editor of The Lancet Psychiatry, having joined the Lancet group in November 2013. Her role includes managing peer review of manuscripts, commissioning content and contributing to the overall development of the journal. Her particular project is the Editorial Board Development Programme.
      Joan read Natural Sciences at Cambridge University, then completed a PhD in molecular biology. She worked as an editor with…

      Veja mais 

    • Joep P. Cornelissen

      Joep P. Cornelissen 

      Joep Cornelissen é Professor de Comunicação Corporativa e Gestão na Rotterdam School of Management, Erasmus University. O foco principal de sua pesquisa envolve estudos sobre o papel da comunicação corporativa e gerencial no contexto da inovação, do empreendedorismo e da mudança.
      Seus trabalhos têm sido publicados na…

      Veja mais 

    • Juan Pablo

      Juan Pablo 

      Juan Pablo Alperin is an Assistant Professor at the School of Publishing at Simon Fraser University, the Associate Director of Research for the Public Knowledge Project, and the co-director of the Scholarly Communications Lab. He is a multi-disciplinary scholar who uses a combination of…

      Veja mais 

    • Leila Garcia

      Leila Garcia 

      Pesquisadora do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em exercício na Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro). Doutora em Epidemiologia pela Universidade Federal de Pelotas (2008), Mestre em Saúde Pública (2004), especialista em Biossegurança (2002) e graduada em Odontologia (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Colabora de forma voluntária como orientadora de Mestrado e Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade de Brasília. É membro da Comissão…

      Veja mais 

    • Lia Machado Fiuza Fialho

      Lia Machado Fiuza Fialho 

      Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará, Pós-doutorada em Educação pela Universidade Federal da Paraíba. Professora do Centro de Educação da Universidade Estadual do Ceará, Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UECE) e do Mestrado Profissional em Planejamento…

      Veja mais 

    • Liz Beatriz Sass

      Liz Beatriz Sass 

      Doutora em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Especialista em Direito Empresarial pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/ RS). Professora Adjunta do Curso de Direito e do…

      Veja mais 

    • Luciana Christante de Mello

      Luciana Christante de Mello 

      Luciana Christante de Mello tem graduação em Farmácia-Bioquímica e mestrado em Neurociências pela Universidade de São Paulo e especialização em Jornalismo Científico pela Universidade Estadual de Campinas. É editora sênior na Springer Nature, onde gerencia um portfólio de períodicos nas áreas de Ciências da Vida e Medicina…

      Veja mais 

    • Luciano Panepucci

      Luciano Panepucci 

      Graduado em Comunicação Imagem e Som pela UFSCar em 1998 (depois de ficar 3 anos cursando Física na USP, São Carlos…). Trabalha com publicações científicas desde 1995 e participa dos eventos da ABEC desde 2006. É um dos sócios fundadores da Editora Cubo (2001), onde atua como diretor de tecnologia, consultor para indexação de periódicos, desenvolvedor de sistemas e…

      Veja mais 

    • María Alejandra Tejada Gómez

      María Alejandra Tejada Gómez 

      Asesora de la Vicerrectoría de Investigación, Pontificia Universidad Javeriana. Candidata Doctorado de Gobernanza de conocimiento y la innovación, Twente University, Holanda; tesis doctoral scientific journal policy “publindex” in colombia. University research governance, and the affected: understanding the tensions.
      Maestría en Investigación en Documentación, Universidad Carlos III de…

      Veja mais 

    • Mariana Biojone

      Mariana Biojone 

      Possui mestrado em Ciência da Informação e Documentação pela Universidade de São Paulo e Mestrado em Políticas Públicas Internacional com ênfase em Desenvolvimento Internacional pela School of Advanced International Studies da Johns Hopkins University. Foi Gerente da SciELO em São Paulo, Chefe da Biblioteca…

      Veja mais 

    • Marie McVeigh

      Marie McVeigh 

      Marie ensures the selection and curation of Web of Science content is completed rigorously and consistently; she investigates ethical questions on content, publishing and citation metrics by day, by night, she is a Citation Ninja.
      Marie joined Clarivate in 2017 as part of the development team for Journal Citation Reports™ and has recently moved to the editorial team to extend a career-long interest in bibliographic and bibliometric research for the maintenance of the integrity of the scholarly record as reflected in the Web of Science…

      Veja mais 

    • Nadi Helena Presser

      Nadi Helena Presser 

      Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Pós-doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Carlos III de Madri – Espanha. Professora Associada da Universidade Federal de…

      Veja mais 

    • Patty Baskin

      Patty Baskin 

      Patty Baskin é editora executiva dos quatro periódicos Neurology®. Patty trabalhou em pesquisa genética antes de assumir os cargos de Editor Executivo, Gerente de Operações de Programas e Editor Geral em várias revistas de biociências. Ela ingressou na Neurology em 2007 e é responsável pelo lançamento de três revistas spin-off. Ela é ex-presidente…

      Veja mais 

    • Paulo Santos

      Paulo Santos 

      Concluiu doutorado em Oceanografia em 1995 pela Université de Bordeaux I (França). Professor Titular do Departamento de Zoologia da Universidade Federal de Pernambuco. Desde 2013 é o Coordenador da Área de Biodiversidade e desde 2015 é membro titular do CTC-ES da CAPES. Tem experiência nos seguintes temas:…

      Veja mais 

    • Piotr Trzesniak

      Piotr Trzesniak 

      Doutor e Mestre em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo, licenciado pela Faculdade de Educação da mesma Universidade. Bacharel. Professor titular aposentado da Universidade Federal de Itajubá (UniFEI), desenvolveu pesquisas em Física da Matéria Condensada (propriedades elétricas e ópticas), em…

      Veja mais 

    • Rachael Lammey

      Rachael Lammey 

      Rachael Lammey is Head of Strategic Initiatives at Crossref. Based in Oxford (but at home for the last year), she worked for Taylor & Francis for six years before joining Crossref in 2012. Rachael worked in…

      Veja mais 

    • Rosilene Marinho

      Rosilene Marinho 

      Doutorado e Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba – UFPB, com pesquisa em Informação e Propriedade Intelectual. Mestrado em Direito pelo Centro Universitário de João pessoa – UNIPÊ, com pesquisa em Proteção de Dados Pessoais. Graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, e Biblioteconomia pelo Centro Universitário Claretiano. Professora do Curso de Direito no Centro das…

      Veja mais 

    • Rui Seabra Ferreira Jr

      Rui Seabra Ferreira Jr 

      Doutor e Mestre em Doenças Tropicais pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP, 2003 e 2005); Livre Docente em Animais Peçonhentos: Acidentes e Toxinas (FMB-UNESP 2016). Pós-doutorado em Imunoquímica no Instituto Butantã-FAPESP (2008). Especialização em Animais Peçonhentos…

      Veja mais 

    • Sabine Righetti

      Sabine Righetti 

      Sou jornalista de ciência com PhD em política científica. Atuo como pesquisadora e professora na Unicamp, trabalhando com comunicação social de ciência, jornalismo científico, percepção pública da ciência, política científica, avaliação e indicadores de ciência. Também fundei e coordeno a Agência Bori de divulgação científica, iniciativa com apoio da FAPESP, Serrapilheira, Ibirapitanga, Google, Sabin Institute e outros. Já fui pesquisadora visitante na School of Education da Universidade de…

      Veja mais 

    • Sigmar de Mello Rode

      Sigmar de Mello Rode 

      Possui graduação em Odontologia, além de mestrado e doutorado, pela Universidade de São Paulo. É Professor Titular na Faculdade de Odontologia de São Jose dos Campos da Universidade Júlio de Mesquita Filho. É Presidente da Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC Brasil) e membro do Comitê Consultivo do SciELO Brasil. Foi Editor Científico da Brazilian Oral Research (2006-2014)…

      Veja mais 

    • Silvia Galleti

      Silvia Galleti 

      Possui graduação em Biologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestrado pela Universidade de São Paulo. É Pesquisadora Científica no Instituto Biológico (IB-APTA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (SAA). Atua na área de Editoração Científica como Editora-Chefe dos Arquivos do Instituto Biológico – AIB; e é…

      Veja mais 

    • Sowmya Swaminathan

      Sowmya Swaminathan 

      Sowmya Swaminathan steers editorial policy development, including policies and initiatives that advance transparency, integrity, open research practices and inclusion in scholarly publishing. She is a strong advocate of working in coalition with diverse stakeholders across the research ecosystem toward solutions that benefit the research community. Sowmya is the Chair of Springer Nature’s Research Publishing DEI Programme and a member of the Springer Nature DEI Council. She has been…

      Veja mais 

    • Thais Vick

      Thais Vick 

      Thais Vick é Consultora de Research Intelligence da Elsevier para a América Latina Sul.
      Realizou seu pós-doutoramento pela Queen Mary University of London, School of Business and Management, e pela Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos (EESC-USP). É Doutora em Engenharia de Produção pela USP. Possui título de Mestre em Engenharia de Produção pela…

      Veja mais 

    • Vanessa Jorge

      Vanessa Jorge 

      Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio IBICT/UFRJ e graduada em Arquivologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Tecnologista em Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), atuando como Coordenadora de Informação e Comunicação da Vicepresidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC). Participa da coordenação do Fórum de Editores Científicos e do Fórum de Ciência Aberta da Fiocruz. É membro do Sistema de Gestão de Documentos e…

      Veja mais 

    • Wesley Mendes da Silva

      Wesley Mendes da Silva 

      Wesley Mendes-Da-Silva é um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Finanças, obteve sua Livre Docência em Administração em 2015 e o Doutorado em Administração de Empresas, ambos pela Universidade de São Paulo. Ele foi professor visitante de finanças corporativas na BYU Marriott School of Business (2014-2015) em Utah e na…

      Veja mais