Prêmio Jürgen Döbereiner 2021 – Modalidade Editor do Futuro

  • Apresentação
    O Prêmio Jürgen Döbereiner, outorgado anualmente pela ABEC Brasil– Associação Brasileira de Editores Científicos, terá, neste ano de 2021, a sua décima-segunda edição, e será atribuído na modalidade Editor do Futuro.
    Não se tem notícia de um pesquisador que, ainda doutorando ou recém doutor, tenha-se colocado, como objetivo, ser editor científico. Em geral, essa missão simplesmente surge na vida da pessoa. Apenas para ilustrar, o Patrono do prêmio, Jürgen Döbereiner, decidiu criar uma revista e se tornar editor, no início da década de 1960, porque identificou que o extraordinário valor da pesquisa de sua esposa, Johanna, precisava de um veículo de publicação. Essa iniciativa foi a gênese da Pesquisa Agropecuária Brasileira, atualmente editada pela Embrapa*. Conheça um pouco da história de Johanna e Jürgen em https://www.youtube.com/watch?v=dS16NWo6LX0.
    O Prêmio Jürgen Döbereiner, na modalidade Editor do Futuro, abre o universo da editoração científica a doutorandos e recém-doutores, o que se concretiza especialmente – mas não exclusivamente – na participação gratuita do ganhador no principal evento da área no país – o ABEC Meeting 2021.

    Inscrição
    Poderão inscrever-se doutorandos e recém-doutores de qualquer área do conhecimento, mediante envio da seguinte documentação:
    • ficha de inscrição, disponível para download neste link;
    • cópia digitalizada (frente e verso) de documento de identificação;
    • cópia digitalizada (frente e verso) do documento comprobatório, conforme o caso, ou de conclusão do doutorado, ou de matrícula no doutorado, nesse constando a data em que iniciou o curso;
    • carta de recomendação, ou de um editor de revista científica, ou do orientador de doutorado (mesmo que já esteja finalizado), ressaltando os eventuais atributos que podem levar o candidato a se tornar um editor científico no futuro.
    • pequena dissertação (em torno de 1000 palavras), sobre o tema Revistas científicas e ciência aberta.;
    A documentação deverá ser enviada até 09/08/2021 para secretário.geral@abecbrasil.org.br, com o assunto Editor do Futuro –Inscrição. A ABEC Brasil acusará o recebimento em até dois dias úteis.
    Não serão aceitas inscrições de:
    • pessoas nascidas antes de 01 de janeiro de 1986;
    • doutorandos que tenham iniciado o curso após 01 de julho de 2019;
    • doutores titulados antes de 01 de julho de 2016;
    • pessoas que já tenham recebido o prêmio Editor do Futuro ou o prêmio Jürgen Döbereiner – Modalidade Jovem Editor;
    • candidatos que sejam editores gerais (ou equivalente), ou editores associados/adjuntos/de seção de revistas científicas;
    Atenção: essa restrição não se aplica a integrantes de Corpo Editorial Científico ou a revisores ad hoc, cuja inscrição, pelo contrário, é especialmente encorajada;
    • candidatos que possam representar situação de conflito de interesse em relação aos integrantes da Comissão Julgadora ou da Diretoria ou dos Conselhos da ABEC Brasil.

    Julgamento
    i) As candidaturas serão analisadas pela Comissão Julgadora composta pelos especialistas em editoração científica nomeados pela ABEC Brasil, indicados no final deste edital.
    ii) Análise e seleção do candidato ganhador basear-se-ão, no mínimo, no conjunto da documentação por esse enviada e nas informações do respectivo Curriculum Lattes, que se admitirão atualizadas. Adicionalmente, poderão ser consultados perfis no ORCID, Publons, Google Acadêmico, ResearchGate e Academia.edu.
    iii) A Comissão Julgadora é soberana e a decisão tomada não é passível de apelação ou revisão.

    Premiação
    i) A pessoa vencedora receberá, da ABEC Brasil:
    • Troféu Editor do Futuro;
    • Diploma;
    • Participação gratuita no ABEC Meeting 2021;
    • Inscrição gratuita para todos os eventos de curta duração, promovidos pela ABEC Brasil no ano de 2021, incluindo-se, na categoria de ouvinte não vinculado ao Programa, os cursos do Programa para Capacitação em Publicação Científica (ProCPC), a serem realizados em 14 e 15 de setembro de 2021;
    Benefício especial de associação: inscrição com 75% de desconto sobre o valor cobrado dos associados em todos os eventos e cursos promovidos pela ABEC Brasil em 2022, incluindo-se o Curso de Avaliador de Artigo Científico e excluindo-se o ProCPC.
    ii) A comissão julgadora atribuirá o Prêmio Jürgen Döbereiner 2021 – Modalidade Editor do Futuro a, no máximo, uma pessoa.
    iii) O resultado da premiação será divulgado até o dia 31 de agosto de 2021.
    iv) A ABEC Brasil comunicará, por e-mail, a outorga do prêmio à pessoa ganhadora, que terá seu nome divulgado na homepage do ABEC Meeting 2021.

    Disposições gerais
    i) As inscrições para o Prêmio Jürgen Döbereiner 2021 são gratuitas.
    ii) Ao enviar a inscrição o candidato implicitamente aceita e manifesta sua concordância com os termos deste Edital.
    iii) É responsabilidade do candidato indicar, na Ficha de Inscrição, um e-mail válido, que não direcione a spam as mensagens enviadas do domínio @abecbrasil.org.br. A ABEC Brasil não se responsabiliza por mensagens não recebidas em virtude de quaisquer questões técnicas referentes ao e-mail da pessoa inscrita, tais como caixa de entrada cheia, programas anti-spam ou servidor fora do ar.
    Comissão julgadora
    Piotr Trzesniak (Unifei/UFPE, Secretário Geral da ABEC Brasil), Presidente da Comissão
    Eloísa da Conceição Príncipe de Oliveira (Ibict, Conselho Deliberativo da ABEC Brasil)
    Germana Barata (Unicamp, 1ª. Secretária da ABEC Brasil)
    Lia Machado Fiuza Fialho (UECE, Vice-Presidente da ABEC Brasil)
    Rui Seabra Ferreira Júnior (UNESP, Presidente Anterior da ABEC Brasil)

    *Depoimento pessoal do Dr. Döbereiner a Piotr Trzesniak, Secretário Geral da ABEC Brasil, gestão 2020-2022.